Hapkido

O que é HAPKIDO?

desenho-hapkido

HAP = união.

KI = força, espírito.

DO = caminho.

HAP KI DO = o caminho da união da força e do espírito, arte marcial Coreana.

Podemos dizer que esta é a forma mais simples e correta de traduzir e dizer o que é o Hapkido, embora não seja, errado algumas outras denominações que expressem o mesmo sentido, razão pela qual cada termo possui vários significados correspondentes a palavra em português, pois a escrita oriental “HAN MUN – ideograma Chinês”, expressam pensamentos, idéias e conceitos resultando nas expressões verbais que somente se aproximam do significado original. Exemplo:

HAP =combinar, unir, união, coordenar, harmonizar.
KI = força, energia vital, energia dinâmica.

O Hapkido é uma milenar arte marcial Coreana, flexível, criativa, inteligente e extremamente eficiente, com mais de 1300 anos. Tem aproximadamente cerca de 10.000 (dez mil) golpes, entre socos, joelhadas cabeçadas, chutes dos pés a cabeça, pontos de pressão e articulação, torções, chaves, rupturas, estrangulamentos, quedas, saltos e acrobacias. É considerada atualmente uma das artes marciais,  mais completas e eficaz que existe. 

O Hapkido obedece a três princípios básicos:

 “Mull” – (sentido, rumo, caminho da água) – “Penetração total na defesa do oponente de uma maneira flexível e adaptável”. A água simboliza muitas coisas na Coréia. Uma delas é a adaptabilidade. A água nunca luta contra qualquer obstáculo que encontra, se ela não pode vencer o contato, não há o conflito, ela nunca perde a forma. O homem deve aprender a se adaptar da mesma maneira se quiser sobreviver às discórdias, que ele encontra na sua vida, não é a toa que existe um dito popular que diz; (Água mole pedra dura tanto bate até que fura). A não resistência da água lhe torna poderosíssima, ela adapta-se a qualquer circunstancia, se põe ela em um copo ela assume a forma de um copo, se em uma garrafa idem, tente segura - lá e ela fluirá entre seus dedos. O Hapkidoísta deve desenvolver a virtude da adaptabilidade e fluidez.

“Won” – (circulo) – “Utilizar e desviar a força do oponente através das ações circulares”. O circulo além de sua movimentação natural e continua, simboliza também a trajetória do praticante que tem por objetivo, em progredir em seus treinamentos simples retornando as origens. Simbolicamente quando se atinge o objetivo, a faixa preta, deverá retornar a o ponto de partida (reinicio), porém, desta vez com mais experiência. Agora o aluno tende a formar novos círculos, entretanto menores, formandos assim espirais, direcionando não para frente, mas para o alto. O circulo representa o princípio universal, pois representa o retorno ao inicio do ciclo, tudo arredondado no corpo, as pontas dos dedos, o nariz, joelhos, etc. Os movimentos de defesa pessoal do Hapkido devem ser circulares e assim criaremos o que na lei da física é denominado de força centrifugas e centrípetas.

“Wa” – (harmonia) – “Não resistência, não se opor a força do oponente, mas sim aproveitá-la”. Nos treinos de Hapkido, deve existir uma combinação simultânea entre a mente, corpo, situação e técnica. A harmonia é o elemento principal desse treinamento. Adquirindo harmonia consigo, é possível harmonizar – se com o adversário. Depois disso, aprender a harmonizar – se com o ambiente, com o oponente e principalmente consigo próprio, fé o ponto principal do Hapkidoista. O domínio das emoções e a disciplina diante dos obstáculos são pontos que o praticante desta arte deve atingir.

Resumo:

*Mull – representa a adaptabilidade do hapkidoista nas mais diversas situações.
*Won – representa o caminho a ser percorrido pelo hapkidoista em seu treinamento. O fim é sempre o começo.
*Wa – representa a harmonia entre mente, corpo, situação e técnica.

“Ti” (faixas)

10° GUB - faixa branca.
8°  GUB - faixa amarela.
6°  GUB - faixa verde.
4°  GUB - faixa azul
2°  GUB - faixa vermelha
1°  GUB - faixa vermelha  ponta preta.